top of page

TV digital, saiba sobre as mudanças no sinal analógico.

  • Parceiro
  • 16 de ago. de 2016
  • 8 min de leitura


Saiba mais sobre as mudanças do sinal analógico de TV, confira abaixo as principais perguntas e respostas sobre o assunto:


1) O que são as tarjas pretas (Letterbox) na minha televisão?

Essas tarjas pretas na parte superior e inferior do televisor são chamadas ‘letterbox’ e aparecem porque você está assistindo ao sinal analógico, agora mostrando toda a imagem original. O Ministério das Comunicações estabelece que para auxiliar a comunicação do desligamento do sinal analógico, as emissoras de TV terão de adotar a proporção de tela de 16:9 (formato widescreen) em suas transmissões. Com exceção, se as emissoras assim desejarem, dos programas jornalísticos, espaços destinados à publicidade comercial e programas originalmente produzidos no formato de imagem 4:3. A Globo irá adotar em toda sua exibição. O Letterbox tem a função de disponibilizar um conteúdo com relação de aspecto 16:9 (telas finas e wide) em uma tela que tenha a relação de aspecto 4:3 (relação de aspecto do tubo). Essas áreas pretas superiores e inferiores serão utilizadas para sinalização do switchoff, assim que faltar um ano para o desligamento na região.


2) Quando poderei voltar a assistir TV sem essas tarjas pretas (Letterbox)? Quando o sinal da minha TV voltará ao normal?

O sinal analógico será em 16:9 (formato widescreen) até ser desligado. Depois disso, o telespectador terá que optar pelo sinal digital. A solução é realizar a migração para o sinal Digital, seja por meio de conversores ou televisores + antenas.


3) Qual lei determinou este novo modelo de transmissão?

O Ministério das Comunicações (MC) publicou um cronograma de transição do sinal de TV analógico para o digital no Brasil. Confira aqui a portaria nº 378


4) Outras emissoras também serão obrigadas a transmitir o sinal no formato 16:9? Sim, a lei abrange a todas as emissoras com sinal aberto do país com transmissão analógica.


5) Este novo modelo de transmissão muda algo na programação da emissora? Não. A programação do sinal em Alta Definição e a recepção portátil é igual à disponível para a TV analógica. Não há diferença de programação entre um caso e outro, apenas um salto significativo na qualidade da imagem e do som que os telespectadores recebem através da TV Digital.


6) Quando terminarão as transmissões analógicas?

O desligamento do sinal analógico de televisão no Brasil já iniciou com Rio Verde em 01/03/2016 e se estenderá até novembro de 2018;


7) Porque aparecem imagens com borda pretas em cima em embaixo da imagem e nas laterais, ficando assim a imagem centralizada no televisor?

Isso ocorre, pois o material em questão não é HD (alta definição) e sim SD. Os materiais SD possuem relação de aspecto 4:3 (relação de aspecto do tubo) e para serem mostradas em letterbox precisam acrescentar as barras laterais, chamados de pillarbox. As barras de superiores e inferiores são devido ao LetterBox (novo modelo de transmissão).


8) Posso ter áudio descrição na transmissão analógica?

Não. O recurso de áudio descrição, para deficientes visuais, está disponível somente na transmissão digital. 9) Qual a diferença entre a TV analógica e a TV digital?

A diferença é o tipo de transmissão. A primeira tem o sinal de TV terrestre transmitido de forma analógica e o segundo de forma digital. Na transmissão digital não há perda de qualidade no processo, ou seja, áudio e vídeo mantêm 100% da qualidade da transmissão original, eliminando chuviscos e interferências na recepção, característicos do sistema analógico. Na transmissão digital a imagem possui muito mais definição e o áudio uma qualidade superior a da transmissão analógica, melhorando assim a qualidade do conteúdo;


10) Como faço para obter o sinal HD? Para assistir à TV digital terrestre, aberta e gratuita, siga os passos a seguir: 1. verifique se o sinal digital já está disponível na sua vizinhança. Essa informação pode ser obtida com antenistas, síndicos ou vendedores de lojas de eletrônicos;

2. disponha de uma antena UHF. Dependendo da região em que você more, é possível que consiga receber o sinal usando apenas a antena interna. Caso contrário, você precisará de uma antena externa;

3. adquira um conversor digital.

Caso você já tenha um televisor com conversor embutido, basta ligar o cabo da antena UHF na TV. Para auxiliar você com instalações de aparelhos e adequada sintonização de sinal, sugerimos que entre em contato com um antenista de sua confiança, em sua região. Por motivos éticos, não indicamos nomes de antenistas ou empresas que prestem este tipo de serviço.


11) Quais são as vantagens da TV digital? Além da qualidade de som e imagem superiores, a TV Digital acaba com fantasmas, ruídos e interferências que existiam na TV analógica. A TV digital também possibilita a transmissão de programas em alta definição (HDTV) com o aspecto de tela 16:9 (ou widescreen), igual ao cinema, e capacidade de áudio de 5.1 canais. A interatividade é outro aspecto inovador da TV Digital.


12) Quais são as diferenças básicas entre os formatos 4:3 e 16:9? R.: Esses números representam a relação entre largura e altura da tela. Os televisores Full HD são todos 16:9 e os de tubo (que funcionam hoje com a TV analógica) são todos 4:3. O formato 16:9 é chamado de tela de cinema ou Widescreen.


13) Tendo um sinal analógico fraco, se eu colocar um conversor de TV digital a imagem melhora? Se você estiver dentro da área de cobertura do sinal digital, a imagem vai melhorar. Vale lembrar que na TV digital a imagem é sempre boa, livre de fantasmas, chuviscos e interferências.


14) Quais aspectos são importantes em um televisor para captar imagens em alta definição? Para reproduzir imagem em alta definição Full HD, a TV precisa ter resolução 1920 x 1080. É importante também observar o tempo de resposta e a taxa de contraste, além de outros recursos como áudio, interatividade, conexões e consumo de energia.


15) O sinal digital é transmitido em alta definição? Posso receber sinal em alta definição se eu não tiver uma TV Full HD? Sim, se você conectar ao seu televisor um conversor.


16) Se eu comprar uma TV de plasma ou LCD, hoje, vou precisar comprar o conversor de sinal? Diz-se que as TVs de plasma ou LCD são digitais devido ao processamento interno da imagem, que já é digital. Mas nem todas elas dispõem do conversor integrado. Para utilizá-los como displays de TV digital, será necessário comprar o conversor de sinal. Claro, se o modelo já tem o conversor embutido, é só ligar a antena de UHF diretamente no aparelho. Todas as TVs vendidas atualmente no mercado, já possuem conversor integrado.


17) Comprei uma TV Full HD com conversor embutido, mas a Globo sintoniza com tarjas pretas nas laterais da tela, o que está acontecendo? Essas tarjas pretas laterais são chamadas ‘Pillarbox’ e aparecem porque você está assistindo ao sinal analógico. Elas também podem aparecer quando um programa não é exibido em alta definição e com aspecto widescreen (16×9), mas atualmente na Globo, apenas a Sessão Comédia apresenta este formato.


18) Onde posso comprar o conversor? Em lojas de eletroeletrônicos e na internet.


19) Qual o preço de mercado do conversor digital? R.: Para que um conversor de TV Digital funcione corretamente é importante que esteja de acordo com as normas do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Existem diversos conversores de TV Digital no mercado, produzidos por vários fabricantes e com preços diferentes. A melhor marca será aquela que melhor atender o consumidor funcionando de acordo com os padrões estabelecidos, equilibrando custo e benefício.


20) Um conversor é suficiente para “abastecer” uma casa ou cada aparelho de TV terá que ter um conversor? Será possível conectar um conversor a mais de um aparelho (puxar um fio e fazer a conexão em rede), mas o canal digital sintonizado será o mesmo em todas as telas. Para que cada aparelho possa sintonizar um canal diferente, é necessário ter um conversor para cada monitor.


21) Quais são os tipos de antena indicados para captação do sinal digital? De maneira geral, uma antena externa possui melhor recepção que uma interna. É aconselhável que se instale a recepção através de antena externa sempre que possível, por melhorar o nível de recepção do sinal de TV Digital. Para auxiliar você com instalações de aparelhos e adequada sintonização de sinal, sugerimos que entre em contato com um antenista de sua confiança, em sua região. Por motivos éticos, não indicamos nomes de antenistas ou empresas que prestem este tipo de serviço.


22) Preciso de conexão HDMI para receber o sinal de TV? O que é preciso para conectar um conversor? O conversor deve se conectar a TV por um cabo HDMI, geralmente, já fornecido com o conversor. Se o televisor dispõe de mais de uma entrada HDMI, escolha uma e lembre-se de selecionar no televisor a entrada correspondente: entrada HDMI 2, selecione canal HDMI 2.


23) Eu tenho uma TV LCD com o conversor digital. Eu também preciso de um receptor para receber o sinal digital ou uma antena comum funciona bem? Você precisa de antena UHF. Hoje, elas já são usadas para captar os canais analógicos em UHF existentes.


24) A TV digital tem mensalidade? Não. A recepção da TV digital terrestre via ar é gratuita, sem mensalidade.


25) Serei obrigado a migrar para a TV digital? Existe um cronograma de desligamento do sinal analógico de televisão no Brasil, que vai começar em março de 2016 e se estenderá até novembro de 2018. Fique atento às datas para que você não fique sem sinal.


26) Como fazer o teste para verificar se já recebo o sinal digital? R.: Você pode conferir a cobertura através do link: http://redeglobo.globo.com/tv-digital/cobertura.html


27) O que é região com sombra? Região com sombra é quando obstáculos naturais ou artificiais impedem que o sinal possa ser captado pela sua televisão.


28) Quando o sinal digital estará disponível na minha região? (Para locais sem o sinal) O cronograma oficial do Ministério das Comunicações prevê que todo o Brasil seja coberto pelo sinal digital até 2018. A Globo e suas emissoras estão trabalhando para atender todos os municípios do país dentro dos prazos estabelecidos, para que o telespectador desfrute o quanto antes dos benefícios desta tecnologia.


29) Tenho TV a cabo, mas não quero perder este serviço. Contudo, ainda assim desfrutarei da tecnologia digital? Os canais da TV a cabo terão uma imagem em alta definição? A liberação do sinal da Globo nas operadoras de TV por assinatura da sua região depende de um acordo entre a Emissora e a afiliada local. O objetivo desse acordo é privilegiar o telespectador com a disponibilização da programação local da afiliada. Se o sinal local ainda não está disponível na lista de canais de sua operadora, é porque ainda não houve condições operacionais para a efetivação desse acordo.

Lembramos, ainda, que é responsabilidade da operadora de televisão informar aos seus assinantes quais canais estão incluídos no pacote solicitado. Se você tiver dúvidas sobre esse tema, entre em contato com o atendimento da sua operadora de televisão. Quanto à parte da Globo, fazemos o possível para que nossos telespectadores sejam beneficiados e possam assistir à nossa programação. A cada 90 dias, fazemos uma verificação nos grupos de CEPs pré-definidos para identificarmos possíveis inconsistências. Além disso, a Globo já oferece TV digital aberta e gratuita em várias áreas do Brasil. No portal da TV Globo Digital você pode se informar sobre os benefícios dessa nova tecnologia e se ela já está disponível na sua região.


30) Sou síndico de um prédio que tem uma antena coletiva, mas não tem assinatura de nenhuma TV a cabo. Preciso trocar a antena do prédio para receber o sinal digital? Os condôminos precisam comprar algum equipamento adicional? Caso a antena do prédio esteja em boas condições técnicas para receber os sinais em VHF (canais 2 ao 13) e UHF (canais 14 ao 69), não precisará ser trocada. Porém, cada morador precisará comprar o conversor digital, também conhecido como caixinha conversora, para poder usufruir de quase todas as vantagens da TV Digital em seu aparelho atual (imagem perfeita e som sem ruídos). No entanto, para ter o sinal de alta definição, será necessário que o morador tenha adicionalmente um televisor HDTV. É possível que, em alguns casos, as antenas existentes tenham desempenho adequado apenas para recepções em VHF. Nestes casos, será necessário incorporar a antena de UHF para receber os sinais digitais.



 
 
 

Comments


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
bottom of page